sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um museu de mulheres, um museu para as mulheres

O Museu das Mulheres Brasileiras consiste num espaço para promover e divulgar a cultura, a arte e a história das mulheres brasileiras. Dos diversos museus de mulheres hoje existentes no mundo, criou-se uma rede de apoio e organização que dá balizas éticas para essas instituições sem fim lucrativo. Estamos conectados a esses museus como modo de manter atuantes as reflexões sobre a memória e a cultura das mulheres: um ponto de definição importantíssimo no cenário democrático atual.
Como denunciado por diversas correntes dos estudos feministas, o apagamento e a invisibilidade sofrida pelas mulheres na história ocidental deve-se às estratégias de subordinação e violência que estruturam a lógica patriarcal. As mulheres, consideradas inferiores e incapazes de criação, foram subjugadas ao ambiente e tarefas domésticas, sendo afastadas da esfera pública e das decisões políticas na maioria das sociedades ocidentais.


O MMB, deste modo, pretende divulgar importantes produções artísticas, científicas, acadêmicas, populares, etc. que discutem os lugares das mulheres e do feminino em nossa história e cultura.

Ana Miguel, sem título, série I miss you, 2002.





Imagem utilizada no plano de fundo do blog: 
Mira Schendel’s Graphic Object, 1967 (Picture: Mira Schendel Estate)

Sem comentários:

Enviar um comentário