quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Anita Malfatti

"Então, pela primeira vez na vida, comecei a entristecer-me pois estava certa de que meu trabalho era bom; tanto os modernos franceses como os americanos o haviam dito espontaneamente, desinteressadamente. Só desejei esconder meus quadros já que, para me consolar, os outros acharam que eu podia pintar como quisesse. Eles estavam desconsolados, porque me queriam bem. Entretanto eu sabia que aquela crítica não tinha fundamento, especialmente porque estava dentro de um regime completamente emocional. Eu nunca havia imitado ninguém; só esperava com alegria que surgisse, dentro da forma e da cor aparente, a mudança; eu pintava num diapasão diferente e era essa música da cor que me confortava e enriquecia minha vida". 

 Anita Malfatti, "A chegada da arte moderna no Brasil" In: BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo, Editora 34, 2006, p. 179. 


 Para mais obras da artista, visite http://www.fapesp.br/publicacoes/anita/apresentacao.html#




Anita Malfatti, A estudante russa, 1915.

2 comentários: